A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora. Os seus estatutos foram redigidos pelo próprio fundador, o Eng. Vasco Maria Eugénio de Almeida, Conde de Villalva, quando da sua criação em 1963. A produção obtida nas vinhas é vinificada num local histórico e sagrado, a Adega da Cartuxa, situada na Quinta de Valbom em Évora.
O cartuxa colheita tinto, é um vinho de tradição e grande prestigio mundial. Ele possui bastante estrutura e corpo, que apresenta aromas e sabores frutados, especiados e com boa integração do carvalho. 12 meses em barricas e mais 6 em garrafa antes de deixar a adega.
Premiações:
Medalha de Ouro - Concurso Vinhos de Portugal 2018
País: Portugal
Região: Alentejo - Évora
Uvas: Aragonez, Trincadeira, Alfrocheiro, Tinta Caiada, Castelão e Moreto
Cor: Rubi granada
Aroma: Aroma evoluído, notando-se a presença da casta Trincadeira, misturada com as notas quentes da planície alentejana
Paladar: Boa prova de boca, tudo muito afinado, floral e cheio. Este vinho, embora possa ser consumido desde já, apresenta potencial para envelhecer
Fim de prova: Intenso e com grande potencial de evolução
Amadurecimento: Estagiou 12 meses em tonéis e barricas de carvalho francês e 9 meses em garrafa
Sugestão de harmonização: Massas, Risotos, Pratos de carnes vermelhas e carnes de caça
Temperatura de Serviço: 16ºC a 18ºC
Safra: 2016
Produtor: Fundação Eugênio de Almeida
A Wine Domain é uma loja multimarca de vinhos que fornece há dois anos um portfólio escolhido a dedo para nossos clientes. Trabalhamos com alguns dos mais importantes produtores do mundo! Nossa seleção engloba vinhos argentinos, chilenos, franceses, italianos, portugueses, nacionais, entre outros. Nossos clientes podem comprar por telefone, site ou em nossa loja física, no bairro do Tatuapé. Entregamos em todo Brasil! Wine Domain, os melhores vinhos para você!